Você precisa comprar uma máscara de CPAP, mas não tem certeza sobre qual é mais confortável? Confira o guia na íntegra e compre sem medo!
O seu médico receitou uma máscara CPAP para você e chegou a hora de comprar. É comum não conhecer as diferenças entre os tipos de máscara ou seus recursos.
Qual a melhor máscara para usar no CPAP? Qual a melhor marca de máscara para CPAP? Posso utilizar uma máscara de CPAP moderna em um aparelho mais antigo?
São dúvidas muito comuns entre todos os usuários de CPAP, – desde os mais novatos, até aqueles que usam há anos e precisam trocar suas máscaras.
Vamos tentar ajudá-lo com este guia completo sobre como escolher a melhor máscara de CPAP e como utilizar, para ter um sono confortável e acordar sem marcas na pele.
Se você tiver alguma dúvida mais específica, que não respondemos aqui no artigo, você pode entrar em contato com os nossos especialistas. Eles estão preparados para te ajudar!
Agora vamos ao assunto?
Dicas e orientações para escolher a máscara CPAP mais confortável para você
Todo usuário de CPAP é diferente de muitas maneiras – formato físico do rosto, estilo de vida, hábitos de sono e muito mais.
Por isso, mesmo que quase todas as marcas de CPAP possuam máscaras de encaixe perfeito com os melhores recursos, você precisará encontrar o tipo certo de máscara de CPAP, com base no seu estilo de vida e hábitos de sono.
Organizamos uma lista de explicações para os fatores mais importantes a serem considerados antes de escolher a máscara de CPAP mais confortável para você.
Avalie como você dorme
Você se mexe muito durante a noite? Dorme em diversas posições? Tem alguma possibilidade de retirar a máscara durante a noite? Possui algum distúrbio do sono além da apneia?
Talvez você não consiga responder a essas perguntas de imediato, mas poderá pedir ao seu parceiro ou familiar para observar o seu sono.
Saber se você tem um sono tranquilo ou agitado é a peça-chave para definir se você poderá comprar os modelos mais simples, ou se precisará buscar máscaras com encaixe na parte superior da cabeça.
Entenda como você respira
Você respira pela boca durante o sono ou tem alergias que causam congestão nasal? Se você respondeu sim, precisará comprar uma máscara de CPAP de rosto inteiro.
Caso contrário, ar vazaria pela boca durante o tratamento com uma máscara de CPAP de cobertura nasal.
No entanto, se você precisar de uma máscara nasal por algum motivo (por exemplo, você pode achar uma máscara facial desconfortável ou claustrofóbica), convém usar uma faixa de queixo, como aquelas usadas para conter o ronco.
Essa tira impede que o ar vaze pela boca durante a terapia, para que você possa respirar naturalmente pelo nariz.
Considere a pressão de tratamento
As máscaras de CPAP são fabricadas em modelos que podem suportar altas pressões de ar ou que são feitas para pressões mais leves.
É importante observar isso na hora da compra, já que uma máscara frágil em pressões mais altas poderá deixar o ar escapar e até mesmo se partir durante a noite.
Cada modelo de máscara é feito para uma determinada resistência e, como já era de se esperar, as opções vão se tornando menores à medida que a pressão aumenta.
Por exemplo, as almofadas nasais são ideais para tratamentos com pressões médias a leves, enquanto as máscaras faciais são recomendadas para pressões maiores.
Defina o tamanho da máscara
Se você tem um formato de rosto visivelmente menor, ou mais largo do que a maioria das pessoas, pode ser necessário escolher os tamanhos da máscara de CPAP com cuidado.
Você precisará consultar as especificações do fabricante para saber quais devem ser as medidas do rosto para cada tamanho disponível no mercado.
Para tentar ajudar de um modo mais geral, fizemos a tabela abaixo:
MÁSCARA | ADEQUADO PARA QUAL TIPO DE ROSTO? | ADEQUADO PARA QUEM TEM BARBA? |
AirTouch F20 de rosto completo | Médio (rosto redondo, quadrado ou diamante) | Não |
Simplus Full Face | Médio e largo | Não |
ComfortGel Face Completa | Médio e largo | Não |
Dreamwear Nasal | Todos os tipos de rosto | Sim |
AirFit N20 | Todos os tipos de rosto | Sim |
ComfortGel Nasal | Todos os tipos de rosto | Sim |
Dreamwear Almofada Nasal em Gel | Todos os tipos de rosto | Sim |
Almofada nasal Opus 360 | Todos os tipos de rosto | Sim |
Almofada nasal AirFit P10 | Todos os tipos de rosto | Sim |
Lembre-se de consultar as especificações de cada fabricante e verificar qual pressão de ar ela deverá suportar, além de contar com um especialista para te orientar na escolha.
Atente-se às características da sua pele
As máscaras CPAP mais confortáveis devem também, se adaptar ao seu tipo de pele, portanto, você fique atento a isso.
Se a sua pele for seca, o ideal é uma máscara com vedação em gel, mas se for oleosa, a de silicone será a única máscara a servir bem.
Se você tem algum tipo de pelo facial – seja barba, cavanhaque ou bigode – corre o risco de vazamentos da máscara de CPAP devido à área irregular da superfície. Isso pode levar a perigos adicionais, como infecções oculares, por exemplo.
No entanto, você não precisa depilar todos os pelos faciais para o tratamento com CPAP. Geralmente, as máscaras de almofadas nasais funcionam bem para usuários de CPAP com pelos faciais.
Se você respira pela boca, considere cortar um pouco os pelos faciais e experimentar uma máscara facial completa com uma almofada que se adapte perfeitamente aos contornos do rosto e da barba.
Qual a máscara de CPAP ideal para o seu conforto?
É muito importante que você escolha o tamanho certo da máscara de CPAP para sua terapia de apneia do sono.
Se a máscara for muito pequena, poderá ocorrer marcas vermelhas ou irritação onde a máscara entra em contato com o seu rosto.
Se for muito grande, você pode ter vazamentos – o que pode causar desconforto e até infecções oculares, se não for tratado adequadamente.
Este guia de dimensionamento de máscara de CPAP orientará você sobre tudo o que você precisa saber sobre a escolha da máscara de CPAP mais confortável do tamanho certo, do começo ao fim.
Obtendo o tamanho de máscara correto
Para obter a máscara do tamanho certo, você precisará ter as medidas do seu rosto e consultar os guias de tamanhos de máscaras, disponibilizados pelos fabricantes.
Separamos aqui alguns guias de tamanhos das séries mais populares dos fabricantes. Você poderá imprimir os guias e medir o tamanho adequado para o seu rosto!
Guia de tamanho de máscara CPAP ResMed
- Almofadas e máscaras nasais
Série AirFit N10 e Série Swift FX Nano (masculino e feminino)
Série AirFit N20 (masculino e feminino)
Série AirFit F20 (masculino e feminino)
Série AirFit F30 (masculino e feminino)
Série AirFit F30i (masculino e feminino)
Série Mirage FX (masculino e feminino)
- Cobertura do rosto
Série AirTouch F20 (masculino e feminino)
Guia de tamanho de máscara CPAP Philips Respironics
- Almofadas e máscaras nasais
Ajustando sua máscara
Cada máscara de CPAP possui instruções específicas para ajustar o equipamento ao rosto.
É importante que você procure sue especialista e o consulte para encontrar a máscara mais adequada e confortável para você.
Também é possível encontrar o passo-a-passo para o ajuste no manual de cada modelo, que você encontra na embalagem ou no site oficial.
É importante seguir todas as orientações, para que você possa ter uma noite de sono tranquila e confortável.
Adaptação ao CPAP
Pode ser necessário um pouco de esforço para se adaptar ao uso da máquina de terapia com CPAP, mas seguindo algumas recomendações simples, você pode achar que é mais fácil do que você espera começar a usar o tratamento.
Primeiro, aborde a perspectiva de usar a terapia com CPAP com uma mente aberta e uma atitude positiva.
Se você começar com a ideia de que esse dispositivo horrível vai arruinar seu sono, servindo tanto como um inconveniente quanto um obstáculo, você descobrirá que sua experiência pode rapidamente azedar.
Todo pequeno contratempo se tornará uma evidência adicional para justificar sua eventual dispensa do tratamento.
No entanto, começando com a atitude de que, embora possa haver obstáculos iniciais, você poderá fazer ajustes e, em última análise, esse dispositivo irá ajudá-lo a dormir melhor, melhorar sua concentração, humor e energia, além de ajudar seu desempenho geral de saúde.
Assim, você terá mais sucesso e será recompensado por seus esforços.
Depois de pegar o equipamento e levar as coisas para casa, você pode praticar inicialmente com o CPAP para se adaptar a ele.
Quais os tipos de CPAP?
Almofada Nasal (Para narinas)
As almofadas nasais criam uma vedação na base da narina, onde fica a almofada. Elas costumam ser padrão nos kits de máquina de CPAP com máscara disponíveis no mercado.
Esta máscara é a menos invasiva e fornece um campo de visão claro, ideal para ler ou assistir TV. Para homens que têm pelos faciais, a máscara de travesseiro nasal será uma boa opção.
No entanto, há momentos em que um travesseiro nasal não será a melhor opção. Por exemplo, se sua prescrição tiver uma configuração de alta pressão ou se você sofre de alergias nasais, esse provavelmente não será o melhor tipo de máscara para você.
Às vezes, a irritação pode ocorrer na abertura da narina, tanto dentro como fora do nariz. Se isso estiver acontecendo, verifique primeiro se a almofada nasal não é muito grande e, em seguida, pegue um creme de hidroterapia com CPAP até que as narinas se ajustem.
Facial (Nariz e Boca)
As máscaras faciais integram o nariz e a boca, com almofadas geralmente na forma de um triângulo, e são mantidas no lugar pelo arnês de quatro pontos.
As máscaras faciais são vendidas separadamente e podem ter diversos tamanhos diferentes.
Essas máscaras são ótimas para pessoas que respiram pela boca e não querem usar uma máscara nasal com uma cinta de queixo.
A desvantagem de uma máscara facial é que eles geralmente são mais pesados e volumosos porque cobrem o nariz e a boca.
Recentemente, os fabricantes de equipamentos de CPAP (empresas que produzem máscaras e máquinas de CPAP) ResMed e Philips Respironics lançaram máscaras faciais completas que oferecem um campo de visão bastante aprimorado.
Alguns modelos ainda oferecem um campo de visão claro e um design confortável. Os motivos mais comuns pelos quais você precisaria de uma máscara facial completa são:
- Você tem problemas crônicos de sinusite ou alergias e não é possível respirar apenas pelo nariz.
- Sua boca fica aberta durante o sono e usar uma tira de queixo com uma máscara nasal não estava funcionando para você.
Muitas pessoas adoram máscaras faciais, mas alguns pesquisadores descobriram evidências de que máscaras faciais completas podem levar a níveis mais baixos de adesão, em comparação com o uso de uma máscara nasal.
Se você tentar uma máscara facial completa e ela não estiver funcionando, poderá mudar para uma máscara nasal ou uma máscara de travesseiro nasal se usar uma cinta de queixo.
Nasal (Cobre o Nariz)
Uma máscara nasal fica na ponte do nariz, cobrindo geralmente todo o nariz ou a metade inferior do nariz.
Por ser uma máscara opcional, ela pode ser comprada separadamente da máquina e em tamanhos específicos.
A máscara nasal é geralmente mantida no lugar por um arnês de quatro pontos que se prende à armação. Irritação com uma máscara nasal pode ocorrer na ponte do nariz onde a máscara fica.
Pressão Automática
Esta máquina também é conhecida como APAP. Diferentemente do CPAP, que está definido para fornecer uma pressão contínua, o APAP é definido dentro de uma faixa de pressão alta e baixa para o propósito de variar as necessidades de inalação.
O intervalo é predeterminado pelo seu médico prescritor. O APAP possui uma tecnologia de algoritmo sensível que permite à máquina detectar quanta pressão de inalação você precisa a cada respiração.
Confira nossas opções para pressão automática!
Pressão Fixa
Este é o gerador de fluxo mais básico e o dispositivo mais frequentemente prescrito primeiro.
Geralmente, ele é utilizado para o tratamento ao longo de toda a vida do paciente, sendo trocado para o CPAP de pressão automática apenas quando surge alguma dificuldade de respirar, mesmo durante o uso contínuo
As máquinas de CPAP de pressão fixa oferecem um fluxo contínuo de ar aquecido para que o pulmão possa se encher e se esvaziar facilmente, melhorando a respiração noturna.
Como usar a máscara de CPAP e ficar confortável?
A primeira vez que você usa o CPAP pode ser um pouco desconfortável, e algumas pessoas até sofrem de insônia se o colocam à noite e não conseguem adormecer imediatamente.
Isso pode ser melhorado praticando um pouco antes de usá-lo na primeira noite. Instale a máquina em outra parte da casa onde você possa se sentir confortável, talvez na sala de estar.
A princípio, relaxe na própria máscara. Se você tiver claustrofobia, você pode simplesmente segurá-lo contra o nariz (ou nariz e boca) com a máquina desligada. Se isso faz você se sentir ansioso, tente respirar lenta e profundamente.
Se necessário, basta retirar a máscara. Tente prolongar gradualmente a quantidade de tempo em que você o segura no rosto, deixando a ansiedade se dissipar conforme necessário.
Quando estiver pronto, aplique as tiras do arnês que prendem a máscara no lugar. Continue respirando lenta e profundamente até se sentir confortável.
Em seguida, você está pronto para conectar a máscara à tubulação e à máquina de CPAP. Quando todas as conexões forem feitas, ligue o dispositivo.
Na maioria das vezes, o dispositivo inicia com uma configuração de pressão reduzida e aumenta gradualmente a pressão do ar quanto mais tempo você o usa (um recurso chamado configuração de rampa).
Isso permite que você adormeça facilmente, mas também o ajudará a praticar com ele. Se a pressão começar a ficar muito alta, você pode redefini-la desligando a máquina e ligando-a novamente para baixá-la.
Como respirar com o CPAP?
Respire fundo e devagar com a máscara e faça pressão. Você descobrirá que a pressão do ar enche seus pulmões e facilita a inspiração. Por outro lado, ao expirar, você pode sentir um pouco de resistência.
Essa resistência é inicialmente um pouco desconfortável, mas continue assim: fica mais fácil. Tente focar sua mente em respirar completa e uniformemente.
É importante ressaltar que, se você tiver dificuldades, procure ajuda com antecedência. Intervenções imediatas que corrigem problemas iniciais garantirão que a terapia seja bem-sucedida a longo prazo.
A máscara CPAP está produzindo ruídos estranhos?
Você escuta sons de assobios, ar pressurizado ou um barulho parecido com pum, na sua máscara de CPAP?
Os sons ocorrem quando há um vazamento no local da máscara, quando o lacre não está completo, geralmente perto do olho, da boca ou da porta de expiração.
O tipo mais comum de problema de vazamento relacionado a uma máscara de CPAP é um vazamento de vedação. Isso ocorre quando o ar dentro da máscara está vazando entre a máscara e a pele do rosto. É importante solucionar qualquer vazamento de máscara, pois eles afetam a integridade da pressão do ar.
Se o vazamento for significativo, o CPAP pode não ter a capacidade de fornecer pressão adequada para manter as vias aéreas abertas. Um vazamento também pode prejudicar a capacidade da máquina de detectar o que está acontecendo com você, não respondendo adequadamente às suas necessidades respiratórias.
Um vazamento direcionado aos olhos também pode causar olho seco e outros problemas oculares.
Quando o ar está saindo da sua máscara, uma solução simples é afastá-la do rosto e deixá-la voltar à máscara.
Isso eliminará os vincos que se formaram na parte de silicone gel da máscara e eliminará a máscara. Você pode precisar fazer isso algumas vezes. Você também pode mover a máscara um pouco para selar a máscara no seu rosto.
As pessoas tendem a ter um vazamento de máscara para apertá-la. Isso pode ser útil para eliminar vazamentos, mas apertar demais a máscara pode causar mais vazamentos. Portanto, tenha cuidado com manuseio do seu equipamento.
Também podem ocorrer vazamentos porque a máscara está gasta ou antiga e precisa ser substituída. As máscaras geralmente podem ser substituídas a cada seis meses e sua empresa de equipamentos médicos duráveis (DME) pode ajudá-lo a obter uma nova máscara.
É muito importante que você não cubra a porta de expiração onde o ar foi projetado para sair da máscara.
Essa porta expele o dióxido de carbono que seu corpo produziu. O bloqueio dessa porta de expiração fará com que você recrie seu próprio dióxido de carbono e pode ser perigoso para sua saúde.
A máscara está deixando marcas no seu rosto?
Um dos desafios mais prevalentes quando se trata de terapia é a marca que deixa em seu rosto.
As marcas não são apenas embaraçosas, mas também podem ser um sinal de que sua máscara não está ajustada corretamente ou que as correias do arnês foram apertadas demais.
O lugar mais fácil para começar é verificar novamente o ajuste da máscara e a tensão do arnês. A máscara deve estar segura, mas não desconfortavelmente apertada, contra o seu rosto.
Depois de confirmar que a máscara se encaixa confortavelmente, é hora de verificar as tiras do arnês, que normalmente são o problema mais comum, pois geralmente são apertados demais.
Ajustar e reajustar a tensão do arnês pode demorar um pouco, mas deve resolver o problema.
No entanto, se a tensão do arnês parecer correta, tente colocar um material de flanela pesado entre as tiras laterais e o rosto para ajudar a minimizar as marcas.
Outra opção é tentar um tipo diferente de máscara. Se você estiver usando uma máscara facial ou facial, experimente um travesseiro nasal, que se encaixa logo abaixo do nariz e não repousa sobre o rosto da mesma maneira que as outras duas máscaras. O importante é encontrar a máscara CPAP mais confortável para você!
Vantagens das máscaras CPAPs para o tratamento da apneia do sono
O uso do CPAP para tratar a apneia do sono pode melhorar sua vida e tornar cada dia melhor. Pode ajudar a melhorar o seu:
Alerta diurno
Sonolência e fadiga diurna são sintomas comuns da apneia do sono. O CPAP pode restaurar seu padrão normal de sono e aumentar seu tempo total de sono, eliminando as pausas respiratórias durante o sono.
Isso o ajudará a acordar se sentindo mais revigorado e a aumentar sua energia ao longo do dia.
Concentração
A apneia do sono grave e não tratada pode danificar o tecido cerebral. Como resultado, você pode ter problemas para se concentrar. Você também pode sofrer com perda de memória.
O uso do CPAP pode melhorar sua capacidade de pensar, concentrar-se e tomar decisões. Isso também pode melhorar sua produtividade e diminuir sua chance de cometer um erro no trabalho.
Estabilidade emocional
A apneia do sono não tratada aumenta o risco de depressão. O CPAP pode ajudar a melhorar seu humor, reduzir seu risco de depressão e melhorar sua qualidade de vida geral.
Ronco
Ao manter as vias aéreas abertas enquanto você dorme, o CPAP reduz ou elimina o som do seu ronco. Embora você não perceba, seu parceiro de cama se beneficiará de um ambiente de sono mais calmo.
Gastos médicos
Ao melhorar sua saúde, a terapia com CPAP pode reduzir suas despesas médicas. A apneia do sono pode levar a mais problemas de saúde e mais consultas médicas.
O tratamento para sérios riscos à saúde associados à apneia do sono, como doenças cardíacas, derrame e diabetes, pode ser caro.
As despesas médicas diminuirão quando você usar o CPAP para tratar a apneia do sono.
Conclusão
Existem muitas vantagens em se utilizar o aparelho CPAP para tratamento de apneia do sono. Mas é preciso ter muito cuidado ao escolher a máscara de CPAP mais confortável para você.
Verifique com o seu médico qual é o modelo mais recomendado para o seu caso e verifique bem as dimensões de cada máscara antes de comprar.
As máscaras no tamanho e modelo ideal, garante um tratamento efetivo para apneia do sono e evita efeitos colaterais, como irritação dos olhos, ressecamento da boca, marcas no rosto e alergias na pele.
Se você ainda tem alguma dúvida de qual seria a melhor máscara de CPAP para o seu caso, você pode entrar em contato com os nossos especialistas. Eles podem apontar os melhores modelos disponíveis para você!