mobimed
Umidificador de ar

Umidificador de ar: para que serve, benefícios e como usar

20/10/2023

Navegue pelo texto

Para que serve o umidificador de ar? Vale a pena comprar? Conheça as vantagens e benefícios para a saúde e como escolher o melhor modelo para você!

Os umidificadores adicionam umidade ao ar, o que pode beneficiar pessoas com sintomas respiratórios ou pele seca.

A terapia com umidificador adiciona umidade ao ar para prevenir o ressecamento que pode causar irritação em muitas partes do corpo. 

Os umidificadores podem ser particularmente eficazes para tratar a secura da pele, nariz, garganta e lábios. Eles também podem aliviar alguns dos sintomas causados ​​pela gripe ou resfriado comum.

No entanto, o uso excessivo dos umidificadores pode piorar os problemas respiratórios. É importante saber como usá-los corretamente.

Neste artigo, aprenda sobre os benefícios dos umidificadores, como usá-los corretamente e os cuidados a serem tomados.

Para que serve o umidificador de ar?

A umidade atua como um agente hidratante natural que pode aliviar o ressecamento. Por esse motivo, umidificadores são frequentemente usados ​​para aliviar:

  • Pele seca;
  • Congestão sinusal;
  • Garganta seca;
  • Irritação do nariz;
  • Narizes que sangram;
  • Cordas vocais irritadas;
  • Tosse seca;
  • Lábios rachados.

Você pode ter esse tipo de desconforto quando o ar em sua casa está seco. 

Isso é especialmente comum durante os meses de inverno ou quando um ar condicionado está sendo usado durante o verão.

Para quais cômodos é indicado?

Você pode posicionar seus umidificadores na sala, quartos, cozinha, escritório e onde mais precisar. 

Você só precisará observar a área de cobertura máxima que cada tipo de umidificador pode alcançar. Dependendo da capacidade, você precisará colocar mais de um aparelho espalhado no ambiente. 

Quais são os reais benefícios de um umidificador de ambiente?

Algumas pessoas apresentam sintomas respiratórios nos meses de verão, quando o clima está quente e o ar contém mais alérgenos. 

Os condicionadores de ar e ventiladores podem circular o ar seco pela sala, e os condicionadores de ar removem qualquer umidade do ar. Um umidificador pode ser benéfico durante esta temporada.

No entanto, é mais provável que as pessoas se beneficiem de um umidificador nos meses frios, quando o ar frio seca os pulmões, o nariz e os lábios. Além disso, alguns tipos de aquecimento central podem secar o ar dentro de casa.

Os benefícios de um umidificador podem incluir:

Ameniza o desconforto causado pelo tempo seco

O ar seco pode contribuir para o ressecamento de pele, cabelos, narinas, lábios, olhos e aumenta consideravelmente a sensação de calor dentro do ambiente. 

Os umidificadores podem melhorar o aspecto da sua pele e cabelos, deixando com um aspecto mais saudável. 

Além disso, os umidificadores contribuem para o bem estar geral da casa, diminuindo a temperatura do ambiente, deixando móveis de madeira natural com aspecto mais brilhante, diminuindo o acúmulo interno de poeira e até mesmo melhorando a saúde das plantas.

Alivia sintomas incômodos de quem tem alergia

As alergias podem ser acentuadas durante os dias mais secos, já que a mucosa das narinas, gargantas e boca ficam muito mais vulneráveis à entrada de partículas alérgenas. 

Os umidificadores ajudam a evitar que suas vias aéreas ressequem e você acabe inalando poeira e pólen, por exemplo.

O umidificador também ajuda a amenizar quadros de tosse seca e eliminação de secreção nas tosses, ajudando no processo de recuperação de gripes e crises alérgicas.

Além disso, os umidificadores diminuem a possibilidade de ronco por crises alérgicas e amenizam quadros de apneia obstrutiva do sono.

Combate a dificuldade para respirar

Algumas pessoas podem ter maior dificuldade de respirar durante os dias de tempo seco, devido à poluição ou crises alérgicas por causa da poeira ou pólen de flores.

Os umidificadores ajudam a amenizar as partículas soltas no ar, o que ajuda a manter a respiração mais fluida e limpa, evitando quadros de falta de ar e crises alérgicas.

Consomem pouca energia

O uso do umidificador é recomendada por apenas 4 horas por dia, já que pode acabar deixando o ambiente úmido demais e propiciando a proliferação de fungos se ficar ligado mais tempo que isso.

Além disso, os umidificadores são fabricados para utilizar a menor quantidade de energia possível, o que significa que a sua conta de luz não sofrerá grandes impactos no final do mês.

Um umidificador padrão, consome cerca de 30 W para funcionar. O que significa um aumento de cerca de 3 reais na sua conta de energia ao final do mês.

Dica: É importante observar que o consumo baixo de energia serve apenas para aparelhos com função exclusiva de umidificação. 

Climatizadores com umidificador vão consumir quantidades maiores de energia, podendo impactar com valores bem maiores na sua conta de energia elétrica.

Qual a diferença entre umidificador, purificador, climatizador e desumidificador?

Desumidificador de ar

Quando um ambiente estiver úmido ou com mofo, ou se houver condensação nas janelas, provavelmente está muito úmido. 

Um desumidificador pode ser usado para “secar” o ar e manter os níveis de umidade mais baixos, reduzindo o risco de mofo. 

O desumidificador remove a umidade do ar condensando a umidade e depois reaquecendo o ar, para devolvê-lo para o ambiente.

Climatizador

Um climatizador de ar ajuda na regulação de temperatura do ambiente através da evaporação da água. Pode soar um pouco parecido, mas existem muitas diferenças entre umidificadores e climatizadores.

Os climatizadores aliam a função do ventilador e do umidificador para ajudar a reduzir de 3 a 4 graus centígrados no ambiente e umidificar o ar.

É bom lembrar que os climatizadores não funcionam como ar condicionado, nem como umidificadores. Ele é um aparelho intermediário, com a função de resfriar e umidificar em níveis moderados.

Purificador de ar

Os purificadores de ar funcionam removendo poluentes do ar, em um processo de filtragem. Funcionam bem para remover alérgenos do ar, como a poeira e esporos, mas não têm a função de umidificar.

Os purificadores funcionam sugando o ar do ambiente através de diversas camadas de filtros (filtro HEPA), para a retirada de partículas e poluição e devolvendo o ar limpo para o ambiente.

Alguns modelos vêm com monitor de qualidade do ar integrado, mas não podem umidificar, climatizar ou aquecer o ar do ambiente.

Como usar o umidificador de ambiente?

Antes de operar um umidificador em sua casa, você deve estar ciente de alguns dos riscos e precauções de segurança desses dispositivos para evitar reações adversas à saúde.

Por exemplo, você não deve umidificar demais um ambiente. Quando a umidade do ar ultrapassa 50%, o ambiente pode se tornar mais propício para o crescimento de bactérias e mofos.

Ligue o umidificador apenas quando for necessário, não o tempo todo, para manter os níveis de umidade baixos.

É importante, também, que você utilize apenas água destilada no seu umidificador. Assim, você elimina os riscos de ter minerais prejudiciais liberados pelo umidificador e evita o acúmulo de minerais no seu aparelho.

Você também deve realizar a limpeza com frequência, para evitar o desenvolvimento de fungos dentro do armazenador de água e outras partes.

Leia Também: Desfibrilador: o que é, como funciona e como usar

Quais cuidados devo tomar ao utilizar o aparelho?

O uso seguro de um umidificador deve reduzir os riscos, mas mantenha o seguinte em mente:

  • Muita umidade em um ambiente pode ser perigoso. Certifique-se de deixar com 50% de umidificação do ar ou deixe o umidificador ligado por apenas 4 horas diárias;
  • Umidificadores sujos podem emitir elementos nocivos que podem causar problemas respiratórios;
  • Umidificadores de névoa quente podem queimar. Deixe-os longe de crianças e animais;
  • Umidificadores de névoa fria podem dispersar minerais perigosos e outras partículas que irritam os pulmões;
  • Água destilada é o tipo mais seguro de água para usar em um umidificador, principalmente os de névoa fria;
  • Um umidificador mais antigo pode conter bactérias ou fungos prejudiciais que você não consegue limpar ou remover.

Como deve ser feita a sua limpeza?

Você precisará limpar o seu umidificador a cada semana, se deseja ter um ar umidificado de qualidade e um aparelho durável.

Para limpar o umidificador você precisará de:

  • Água;
  • Vinagre branco.

Com o umidificador desligado, encha a base do umidificador com 1 xícara de água e 1 xícara de vinagre branco e deixe descansar por uma hora. 

O vinagre é um limpador natural e vai ajudar a soltar qualquer resíduo e desinfetar o pequeno eletro.

Enquanto a base do umidificador é tratada com a solução de água com vinagre, reserve um tempo para limpar o interior do reservatório de água. 

Como a água fica estagnada naquele recipiente, o interior do reservatório desenvolverá uma película gordurosa. 

A melhor maneira de limpá-lo naturalmente é enchê-lo com 2 xícaras de vinagre branco puro. Feche bem o recipiente e agite bastante, para que o vinagre possa limpá-lo. O ideal é que você continue agitando por alguns minutos.

Se o seu reservatório possuir um bico de saída ou entrada de ar, deixe que o vinagre passe por ele aos poucos, para que também seja limpo.

Enxágue o reservatório e a base do umidificador com água pura – pode ser morna – para retirar todo o vinagre.

Certifique-se de que o motor não será atingido pela água ou vinagre. Limpe o exterior com a solução de água com vinagre e deixe tudo secar naturalmente antes de utilizar novamente.

Em que casos o umidificador é mais indicado?

Os umidificadores são recomendados para todos os ambientes e pessoas, já que ajudam a melhorar a qualidade do ar que respiramos.

No entanto, o umidificador pode ser recomendado especificamente para o uso noturno, como um tratamento para casos de alergia, apneia do sono e ronco.

Os umidificadores também podem ajudar a reduzir efeitos adversos de tratamentos com isotretinoína e quimioterapias, que ressecam pele, cabelos e mucosas.

Como o umidificador ajuda na hora de dormir?

Quem mora nos grandes centros ou áreas muito secas, ou sofrem com problemas respiratórios e alergias, podem encontrar nos umidificadores uma solução bem simples para os problemas na hora de dormir.

É muito comum que as vias aéreas ressecadas fiquem obstruídas na hora de dormir, dificultando a respiração e propiciando roncos, apneia do sono ou até mesmo crises de asma e bronquite durante a noite. 

O umidificador poderá ajudar, melhorando a qualidade do ar respirado durante o sono e lubrificando as vias aéreas de forma suave, sem atrapalhar o sono.

Dicas para acertar no modelo de umidificador de ar

Para escolher um umidificador de ar, você precisa considerar o tamanho do ambiente que deseja umidificar.

Umidificadores com pouca potência em ambientes muito grandes podem não surtir efeito, ao passo que umidificadores muito potentes em locais menores pode levar a uma superumidificação do ar, propiciando o crescimento de bactérias e mofos no local.

Umidificadores portáteis, com conexões em USB são ótimos para salas de até 10m², enquanto os umidificadores maiores são recomendáveis para ambientes até 47m².

Você também deverá verificar o espaço disponível para apoiar o seu umidificador, para saber o limite de tamanho de umidificador que você poderá comprar. 

Vale a pena ter um umidificador?

Os umidificadores podem ser a solução para problemas respiratórios ou poluição do ar externo, que podem causar obstruções das vias aéreas.

Você poderá ter um umidificador em casa, no carro e no escritório, para garantir a qualidade do ar onde quer que você vá.

Conclusão

Os umidificadores de ar são aparelhos com a função exclusiva de jogar partículas de água no ar do ambiente, diminuindo a quantidade de partículas circulantes e melhorando a qualidade do ar.

Os umidificadores são responsáveis por deixar o ar com a umidificação ideal para manter a saúde, evitando quadros como pele e mucosas ressecadas que o tempo seco pode deixar. 

Isso auxilia na saúde das suas vias aéreas, influenciando no controle de alergias e melhorando quadros de ronco e apneia do sono.

Conte com a Mobiloc para obter os melhores umidificadores do mercado e mantenha a sua família longe de poluição e crises alérgicas. Fale com um de nossos consultores e compre agora!

Fique por dentro das
novidades da Mobimed

Receba as últimas atualizações e novidades da Mobimed diretamente em sua caixa de entrada!