termômetro

Termômetro de mercúrio: como funciona e porque foi proibido? 

17/10/2023

Navegue pelo texto

Os termômetros de mercúrio tinham a fama de conferir maior precisão no ato de medir a temperatura e a substância estava presente também nos aparelhos de aferir pressão. Mas será que só eles mesmos que podem fazer esse trabalho com maestria?

Durante muitos e muitos anos o termômetro de mercúrio era a única opção no mercado para que fosse possível aferir a temperatura corporal de uma pessoa e verificar se havia ou não febre, o que pode ser realmente preocupante e um claro sinal de infecção.

Com o tempo, no entanto, os perigos desse tipo de termômetro deixaram de valer a pena e outras opções mais seguras surgiram no mercado, como os termômetros digitais e, agora, aqueles ainda mais tecnológicos, que aferem a temperatura via infravermelho.

Seja de uma forma ou de outra, os termômetros são indispensáveis em nossa casa e todos têm de ter um para que se possa monitorar o estado de saúde de forma geral e não só nos momentos em que a febre dá seus sinais de que está por vir ou já se instalou.

Quer ficar por dentro das principais dicas de saúde? Confira agora o nosso blog!

O que é termômetro de mercúrio?

Termômetros de mercúrio são equipamentos destinados a determinar a temperatura corporal de uma pessoa. 

Eles são formados por um tubo de vidro, totalmente graduado e que conta com um bulbo cheio de mercúrio, que é um metal líquido. 

Assim, conforme o corpo aquece o tubo de vidro, o metal líquido se expande graças à sua capilaridade, indicando, dessa forma, a temperatura corporal da pessoa que está utilizando o equipamento. 

O mercúrio, tal como qualquer outro tipo de líquido, expande à medida que é exposto à temperatura. 

Como é um material bastante simples de se utilizar e que aquece rapidamente, foi utilizado por muitos anos como o elemento medidor de temperatura dentro dos termômetros. 

No entanto, em 2019 teve a sua comercialização, venda e importação proibidas por conta da sua capacidade intoxicante, e dados os novos equipamentos disponíveis no mercado com essa mesma função.

Saiba mais: Camas de hospital – Qual escolher?

Como funciona o termômetro de mercúrio?

O termômetro de mercúrio conta com um metal líquido bastante reativo, que é o próprio mercúrio. Ele funciona da seguinte forma: uma vez no interior do tubo de vidro que formava o aparelho para aferir a temperatura, se dilatava conforme era exposto à temperatura do corpo.

Dessa forma, o termômetro de mercúrio era um item bastante valioso em nossas casas, com um valor bastante acessível. No entanto, era muito perigoso, tanto por ser de vidro quanto pelo mercúrio ser um material bastante tóxico.

Assim, no ano de 2019, teve a sua comercialização totalmente proibida no Brasil, bem como a sua importação.

Por que o termômetro de mercúrio foi proibido pela ANVISA?

No ano de 2017 a ANVISA determinou que até primeiro de janeiro de 2019 todas as transações comerciais envolvendo o mercúrio seriam suspensas e proibidas em território nacional, sobretudo por ser essa uma medida de atendimento à Convenção de Minamata, da qual o Brasil é signatário.

Convenção de Minamata ocorreu em 2013 e junto de mais 140 países o Brasil decidiu por bem encerrar todas as formas de utilização desse tipo de material, sobretudo por conta das suas elevadas taxas de risco tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

Assim, o termômetro de mercúrio e muitos outros produtos, como o aferidor de pressão, foram terminantemente proibidos em território nacional.

Obviamente, ainda são muitas as famílias que contam com esse tipo de produto em casa, dado que não houve qualquer campanha que incentivasse o descarte correto desse tipo de aparelho de medir a temperatura. 

No entanto, estima-se que, com o tempo, não teremos mais esse risco de contaminação em nossas casas, dada a normal degradação desse tipo de aparelho. 

Onde compro termômetro de mercúrio? É possível achar em 2023?

Não é mais possível – e tampouco recomendado – comprar termômetro de mercúrio em solo nacional, dada a proibição de qualquer forma de comercialização desse tipo de produto, dada a norma expedida pela ANVISA.

Assim, comercializar ou até mesmo importar esse tipo de termômetro ocorre em crime contra a saúde pública, conforme determinação da própria Agência de Vigilância Sanitária.

E, tampouco, é necessário adquirir esse tipo de produto, dado que são muitas as opções existentes no mercado atualmente e que podem suprir de pronto as demandas que a sua família venha ter em relação à aferição de temperatura.

termômetro
termômetro

Qual o melhor termômetro do mercado?

Depende da sua necessidade. Atualmente existem diversos tipos de termômetro, dos mais simples, totalmente digitais, até aqueles que podem aferir a temperatura por meio de câmeras com sensores de temperatura corporal.

Dessa forma, a sua compra sempre deverá ser orientada por sua necessidade. 

Para uso doméstico, em adultos, um aparelho digital pode suprir suas demandas com eficácia. Já se você tem uma criança em casa, ou mesmo uma pessoa adulta com comorbidades, pode ser mais difícil mantê-la na mesma posição por muito tempo.

Assim, aqueles modelos tipo pistola, trazem resultados imediatos e são bem simples de se utilizar. 

Onde comprar termômetro?

Você pode adquirir seu termômetro com toda a segurança na Mobiloc! São vários os tipos de termômetro disponíveis em nossa loja, para que você possa adquirir o modelo que mais se adapta às suas necessidades.

Na Mobiloc todos os aparelhos vendidos contam com certificação do INMETRO, tornando a sua compra muito mais segura. E, claro, nenhum deles conta com mercúrio ou qualquer outro tipo de material tóxico, seguindo as normas da ANVISA.

Adquira agora o seu termômetro com toda a segurança que você e a sua família merecem ter!

Conclusão

Os termômetros de mercúrio eram feitos de vidro, com um metal líquido em seu interior – o mercúrio – que se dilatava conforme era exposto à temperatura corporal.

Com o tempo, no entanto, esse tipo de material foi substituído por outros, menos tóxicos, e, em 2019, atendendo à Convenção de Minamata, realizada em 2013, da qual o Brasil é signatário, eles foram totalmente banidos do território nacional, tendo sua comercialização proibida.

Fique por dentro das
novidades da Mobimed

Receba as últimas atualizações e novidades da Mobimed diretamente em sua caixa de entrada!