O sonar obstétrico é um tipo de equipamento utilizado para escutar os batimentos cardíacos de um feto, possibilitando o monitoramento ao longo da gestação e no momento do parto
Talvez seja um dos momentos mais emocionantes em uma gestação: ouvir, pela primeira vez, os batimentos cardíacos do feto. Isso só é possível graças ao desenvolvimento de equipamentos como o sonar.
Eles possibilitam que as ondas de movimento que o coração do feto faz sejam escutadas de forma isolada, sem o coração materno influenciando, decodificadas em uma única onda sonora.
Assim, esse equipamento é fundamental para que se possa acompanhar o desenvolvimento fetal, além de estar em constante estado de alerta no momento do parto, em que é necessário ter atenção ao ritmo cardíaco do bebê prestes a nascer.
O que é um sonar obstétrico?
Um sonar cardiofetal é um equipamento médico que é utilizado para que um obstetra, enfermeiro obstetra ou até mesmo a mãe possa acompanhar os batimentos cardíacos fetais.
Ouvir o coração de um feto pulsando é um dos momentos mais importantes em uma gestação, pois é nesse momento, geralmente, em que se dá o primeiro grande e importante contato da mãe e da família com aquele que será, futuramente, o bebê.
Por isso, a função de um sonar obstétrico, de um doppler fetal portátil ou de um sonar cardiofetal é tão especial. Ele acompanhará a gestante desde as primeiras semanas da gestação até os momentos do parto em si.
Qual a função de um sonar obstétrico?
A função de um sonar obstétrico é a de acompanhar o desenvolvimento fetal por meio da ausculta dos batimentos cardíacos fetais, que indicam à gestante e à equipe que a acompanha qual a condição de saúde de um feto.
Por meio do sonar cardiofetal é possível compreender os padrões de batimentos cardíacos do feto, possibilitando identificar o estado de saúde e de desenvolvimento dele.
Dessa forma, se torna possível também saber qual o seu estágio de desenvolvimento, possibilitando que se identifique e contorne qualquer problema relacionado a ele e que impeçam ou comprometam seu pleno desenvolvimento.
Saiba mais: Prontuários médicos: o que é, tipos, como organizar e quais as questões éticas?
Como funciona um sonar obstétrico
O funcionamento de um sonar obstétrico é exatamente igual ao de um outro tipo de aparelho muito utilizado durante a gestação, que é a ecografia.
Tanto um aparelho quanto o outro conseguem identificar o som e transformá-lo em algo “audível” graças aos seus sensores muito sensíveis que captam as ondas sonoras dentro do corpo da gestante.
Por meio dos sensores e de um tipo de gel que é espalhado sobre o abdômen da mulher gestante, há uma melhor condução do som, que acaba se transformando no ritmo do batimento cardíaco do feto.
Comprar um sonar obstétrico vale a pena?
Depende sempre da condição em que você está, se de cuidadora de uma pessoa gestante ou se está gestando.
Veja, a seguir, o papel de cada um em relação ao equipamento.
Saiba mais: Especialização médica: o que é e como escolher?
Para médicos
Médicos devem sempre ter o aparelho em seu consultório a fim de fazer o monitoramento da saúde fetal – quando trabalham diretamente com gestantes, nesse caso.
Para o médico é essencial contar com o equipamento, que pode fazer apontamentos importantes – e depois complementados com exames mais aprofundados – sobre como está o desenvolvimento do feto.
Assim, é possível levar mais segurança para o acompanhamento clínico tanto da mulher quanto fetal durante todo o tempo de gestação.
Para clínicas
Nas clínicas de exames também é fundamental que o sonar obstétrico esteja presente, sobretudo porque, por meio dele, é feito os exames complementares às ultrassonografias ou às ecografias.
Assim, esse é um equipamento igualmente importante, pois possibilita a formação de diagnósticos mais complexos para a análise do médico que acompanha a pessoa gestante.
Para pacientes
Quando se trata de uma pessoa gestando, nada mais natural ter o zelo e o cuidado com o pequeno ser que se desenvolve momento após momento no interior do corpo, não é?
Por isso, são muitos pacientes que também recorrem ao sonar obstétrico para ter em casa, como uma forma de ouvir sempre que for desejado os batimentos cardíacos fetais.
Para isso, é possível encontrar hoje em dia sonares menores e portáteis, que podem ser utilizados em casa, sem maiores complicações, a fim de acompanhar o desenvolvimento fetal.
Saiba mais: Cama de hospital: quando comprar e como escolher?
Como utilizar um sonar obstétrico?
A utilização de um sonar é bastante simples:
· A gestante deve estar com a bexiga cheia;
· Deve deitar confortavelmente;
· Aplica-se o gel condutor;
· Posiciona-se o aparelho, liberando o canal de áudio.
E, pronto, o procedimento de auscultação do coração fetal está completamente possibilitado!
Sonar obstétrico não ouve o coração: o que pode ser?
Se o sonar obstétrico não for capaz de ouvir o coração, deve-se tentar novamente, reiniciando o aparelho e posicionando-o novamente sobre o abdômen da mulher.
Caso novamente não seja identificado, mas a mulher ainda sentir o feto mexer e não tiver qualquer secreção com sangue, é possível aguardar alguns momentos para então repetir a ausculta.
No entanto, caso o aparelho não possa identificar novamente o coração do feto, é fundamental buscar ajuda médica ou mesmo fazer um exame mais complexo, como uma ultrassonografia.
Onde comprar sonar obstétrico?
A Mobimed conta com o melhor sonar obstétrico do mercado, que se apresenta de forma totalmente portátil e pode ser usado com facilidade por médicos, gestantes, enfermeiros obstétricos ou até mesmo em clínicas de exames.
O aparelho é simples e fácil de utilizar e pode ser manuseado por qualquer pessoa, desde que seguidas as orientações que deixamos acima.
Você pode adquirir o seu aqui na Mobimed e ouvir os batimentos cardíacos do feto sempre que desejar!
Obstétrico e sonar fetal são a mesma coisa?
Sim! O sonar fetal ainda pode ser também encontrado com o nome de doppler obstétrico e, ainda, com o nome de sonar cardiofetal, se tratando, todos, do mesmo equipamento.
Verifique, também, junto ao fabricante do modelo que você deseja adquirir, quais são as suas especificações para além do título dado ao equipamento.
Qual o preço de um sonar obstétrico?
O valor de um sonar obstétrico é o de cerca de R$ 900, podendo ser utilizado tanto por profissionais quanto por gestantes.
Você pode encontrar os melhores valores e as melhores condições de pagamento do sonar obstétrico aqui na Mobimed. Fale agora conosco!
Conclusão
Usado para que se possa auscultar os batimentos cardíacos fetais, o sonar obstétrico é um equipamento simples de se utilizar.
Pode ser utilizado tanto por profissionais quanto por gestantes, não necessitando de treinamento preliminar para o seu uso.