mobimed
Como organizar as finanças do seu consultório

Conta PF e conta PJ: Como organizar as finanças do seu consultório?

19/10/2023

Navegue pelo texto

Se você está começando agora a planejar a abertura da sua clínica médica, saiba como organizar as finanças do seu consultório?

Um dos principais pontos que suscitam dúvidas entre os profissionais que estão iniciando suas clínicas médicas é a organização financeira da nova empresa. Hoje vamos tratar de conta PF e conta PJ para definirmos qual a melhor para você!

Se você está começando agora a planejar a abertura e o funcionamento da sua clínica médica, deve estar cercado de dúvidas sobre a organização financeira, visto que tudo está, por enquanto, saindo das suas próprias reservas.

Por isso, hoje vamos tratar justamente das suas finanças e como organizá-las, e sobre quais as diferenças entre uma conta PF e conta PJ!

O que é conta PF e conta PJ?

A conta PF e conta PJ têm diferenças significativas e vamos explorá-las agora para que você saiba justamente o que fazer no momento de decidir por uma ou por outra!

Conta PF

A conta PF é aquela feita em seu nome, com o seu CPF. Ela serve, portanto, para as suas movimentações pessoais, como recebimentos de salário, pagamento de contas, investimentos e muito mais.

Serve para pagar aquela compra no meio do dia, pagar sua alimentação e, até mesmo, guardar dinheiro.

Ou seja: tudo o que você faz em seu nome e em seu benefício – como o seu cartão de crédito – deve ser feito em sua conta de pessoa física, que tem o seu nome em seu cartão.

Conta PJ

A conta PJ, por sua vez, é a conta do seu consultório. Por ela você pode receber os pagamentos realizados por consultas, procedimentos e, ainda, pagar as despesas do consultório, salário dos seus colaboradores e, ainda, fazer reservas e investimentos.

Isso tudo, ao invés de te beneficiar, beneficia o seu consultório médico e é dessa conta que também sairá o seu salário.

No cartão da conta PJ teremos o nome da sua empresa, tal como registrada no momento da abertura do seu CNPJ

Como organizar as finanças do seu consultório?

A organização das finanças do seu consultório começa, justamente, com a separação do que é seu dinheiro e do que é dinheiro da sua empresa.

Quando começamos a entender o consultório médico como uma empresa de fato, começamos também a organizar as nossas finanças, separando-as do que são as finanças da empresa em si.

Obviamente, para começá-la, você fez um investimento de pessoa física que deve ser restituído passo a passo pela empresa.

No entanto, vale lembrar que, por se tratar de um investimento de longo prazo, é preciso que você esteja sempre muito bem planejado para que o dinheiro possa voltar para a sua conta PF. 

Como separar o que é dinheiro seu do que é dinheiro do consultório?

O primeiro passo é, certamente, ter uma conta PF e conta PJ. Isso vai garantir que o dinheiro do consultório seja do consultório e o seu dinheiro, ainda que proveniente do consultório, seja seu dinheiro.

Assim, o que vale sempre fazer é um controle financeiro bastante rigoroso, mantendo o que é do consultório sempre na sua devida conta e fazendo a retirada mensal que é o pagamento do seu salário.

Isso garante que você já tenha, desde o início, controle financeiro e mantenha sempre as suas atividades médicas em dia. 

Quando começar separar o dinheiro do consultório?

O quanto antes e, preferencialmente, já no início das suas atividades clínicas.

Isso vai garantir que você possa, desde o começo da sua empresa, ter mais qualidade financeira, bem como uma organização mais efetiva das contas do consultório. 

Além disso, a separação financeira em conta PF e conta PJ garante que você possa constituir duas relações distintas com o banco, seja em tomada de crédito, seja em financiamentos, quando assim for necessário. 

Por que separar as finanças é importante?

A separação das finanças em conta PF e conta PJ é importante porque estamos tratando de duas “pessoas” diferentes: você e o seu consultório.

Quando confundimos o que entra pela empresa com o nosso próprio dinheiro, certamente estamos abreviando o sucesso dela.

Isso se dá porque a pessoa física, o seu CPF, tem obrigações que a sua pessoa jurídica, o seu CNPJ, não tem, tal como o pagamento do salário dos seus colaboradores ou o aluguel da sua sala de consultas. 

Da mesma forma, o CNPJ não tem de pagar a sua conta de energia residencial, nem o financiamento do seu imóvel. 

É melhor uma conta PJ ou uma conta poupança?

A conta PJ difere da conta poupança por duas razões: a poupança é, ainda, em nome da pessoa física e seu retorno financeiro é muito baixo quando comparado aos investimentos que podem ser realizados via conta PJ.

Hoje, a maior parte dos bancos digitais oferecem descontos de anuidade e de qualquer tipo de tarifa. Ainda, como parte da disputa por clientes, oferecem rendimentos diários vinculados ao CDI.

Com isso, temos uma melhor gestão do dinheiro da nossa clínica ou consultório, pelo simples fato de deixarmos depositado.

Como buscar a melhor conta PJ para o consultório?

Para buscar a melhor conta PJ para o seu consultório não tem caminho mais simples do que a pesquisa de mercado.

Atualmente contamos com diversos bancos que não têm tantas complicações quanto aqueles tradicionais, em que temos de ir à agência para resolvermos burocracias diárias, mas que, ainda assim, têm muitos benefícios, tanto quanto os demais.

Portanto, na hora de pesquisar, verifique quais são aqueles que oferecem rendimento diário para o saldo em conta, bem como aqueles que possuem boa margem de crédito pré-aprovado.

A Mobimed tem condições especiais para profissionais que fazem suas compras via CNPJ! Conheça agora quais são elas!

6 dicas para organizar o financeiro da sua clínica médica

Agora que já sabemos tudo sobre conta PF e conta PJ, é hora de discutirmos o próximo passo: como organizar, de fato, a vida financeira do consultório ou da clínica médica?

Organize uma planilha gráfica ou app

A organização financeira vai além da conta PF e conta PJ e tem a ver com controle de gastos diários da sua clínica – e que você também pode aplicar na sua vida como um todo.

Essa organização começa sempre com a anotação diária de gastos, o que pode ser feito via planilha ou via app para o seu smartphone.

Assim, você consegue saber exatamente com o que está gastando e como gerenciar melhor esses gastos.

Por exemplo: você gasta insumos como papel higiênico, copos descartáveis, toalhas de mão descartáveis, sabonete, papel para impressão e até com canetas para a sua secretaria. 

Com o devido controle desses gastos, você pode planejar melhor as suas compras, optando por atacado, por exemplo, ou por compras faturadas.

Você pode fazer isso com os apps:

Anote o valor do investimento inicial

Ter controle sobre o valor inicialmente investido também é importante. 

Anote todas as despesas iniciais – que saíram das suas economias de PF – e, aos poucos, faça com que a sua conta PJ os pague.

Essa é uma forma correta de fazer as suas movimentações financeiras sem deixar que a sua clínica fique desprevenida financeiramente. 

Controle movimentações financeiras

Tenha controle sobre todas as movimentações financeiras da sua conta PJ e registre adequadamente tudo o que “entra” e o que “sai” dela, justificando como e porquê.

Dessa forma você consegue visualizar a forma como seu dinheiro é aplicado, bem como em que lugar é gasto.

Fluxo de caixa

Esteja atento também à forma como o dinheiro circula em sua empresa, uma vez que ela também deve ter um capital para giro – como para compras, contratações e melhorias.

Vale lembrar que o fluxo de caixa faz parte das suas devidas anotações sobre a forma como o dinheiro varia em seu negócio e é essencial para suas devidas obrigações tributárias, por exemplo.

Controle os repasses financeiros

Para começar a sua clínica médica você deve ter feito investimentos que saíram das suas reservas financeiras, certo?

Agora, além de ter uma conta PF e conta PJ, você também tem de tratar de fazer com que o negócio te pague o que foi investido.

Fique de olho em seu capital de giro e em seu fluxo de caixa e tão logo você perceba que há uma movimentação adequada que pague o funcionamento do negócio sem sua intervenção, comece a fazer repasses financeiros para “se” pagar. 

Organize múltiplas contas bancárias

Conforme vimos, é fundamental que você tenha uma conta PF e conta PJ. 

Agora, para organizá-las, é necessário que você determine uma data para início dessa “separação” e que, a partir dela, faça os devidos repasses para as contas corretas tão logo seu dinheiro comece a entrar.

Dessa forma você pode aproveitar o percurso, refletindo também sobre as formas de gastos da sua empresa e sobre os seus, pessoais. 

Separe orçamento para compra e manutenção de equipamentos

Lembra que falamos que as contas PJ também têm funções para investimentos e reservas? 

Manter dinheiro aplicado pode te ajudar a criar uma reserva que irá ter rendimentos, viabilizando a compra de equipamentos para a sua clínica oferecer serviços ainda mais completos e uma estrutura mais atraente para o seu paciente. 

A Mobimed conta com produtos premium para que você possa equipar a sua clínica médica!

Como preparar a separação das contas PF e PJ?

E quando a sua clínica já tem atividades, o que fazer para separar de vez as contas pessoais e jurídicas? Veja agora!

Escolha o melhor banco para abrir uma conta PJ

Investigue os mais diversos bancos, analisando aspectos como:

  • Tarifas;
  • Anuidade;
  • Facilidades;
  • Investimentos;
  • Rentabilidade;
  • Atendimento.

A partir desses critérios você poderá decidir, de forma rápida e eficiente, qual a melhor escolha para a sua clínica.

Além disso, fique de olho também na reputação do banco em que você deseja abrir a sua conta.

Assim, você se previne de eventuais dores de cabeça, resguardando o seu dinheiro e o da sua clínica.

Aproveite, também, e veja se algum dispõe de vantagens para ter as suas duas contas abertas, a conta PF e conta PJ.

Mapeie suas contas pessoais 

Fique de olho também nas suas contas pessoais e verifique se alguma delas está sendo custeada pela empresa.

Assim, você já pode também melhorar os fluxos financeiros da sua conta pessoal, transferindo para ela essas despesas sem criar furos no seu orçamento. 

Além disso, essa é uma parte essencial de toda separação de contas que você deverá fazer ao longo da sua vivência clínica.

Direcione o fluxo de caixa do consultório ou clínica

Fazer o correto direcionamento do fluxo de caixa do seu consultório também é importante, sobretudo porque você deve formar algumas listas de prioridades.

Por exemplo, em um ano você pode querer adicionar alguns equipamentos para que seus pacientes façam exames dentro do seu consultório.

A partir disso, você deve constituir uma reserva financeira com uma parcela do valor, aplicando-a em um investimento com esse prazo.

Dessa forma você aproveita a correção por juros e, ainda, libera a sua conta para outros investimentos desse mesmo tipo.

Limite seu “salário”

Limitar o valor que você vai fazer de retiradas mensais – sem considerar o pagamento pelo seu investimento – é também uma das formas de organizar as suas rotinas financeiras da empresa. 

Fazer esse exercício é fundamental e garante que você tenha controle absoluto sobre as suas finanças, além de organizar aquelas do seu consultório. 

Faça a integração com a API de pagamento dos funcionários

Fazer a integração do seu banco com o programa em que você dispara os pagamentos dos seus funcionários é outra forma de deixar tudo automatizado, fazendo com que você possa ter tranquilidade em relação à sua conta.

Assim, todos os pagamentos caem nos dias combinados, nas contas corretas e da forma que ficar melhor para seus colaboradores.

Outro aspecto disso é que os bancos costumam oferecer vantagens para as contas PJ que trazem consigo as contas correntes dos seus colaboradores.

Vale a dica: consulte seu banco e verifique se há alguma opção vantajosa para essa sua demanda. 

Conclusão

Ter uma conta PF e conta PJ é fundamental para que você possa organizar as suas rotinas financeiras da sua empresa e, além disso, é melhor para a sua própria organização financeira.

Para organizar seus fluxos de compras de equipamentos e mobiliários, você pode contar com a Mobimed e com a sua equipe, formando conosco uma conta jurídica para pagamentos facilitados e com preços diferenciados, sendo mais uma vantagem da separação de finanças!

Fique por dentro das
novidades da Mobimed

Receba as últimas atualizações e novidades da Mobimed diretamente em sua caixa de entrada!