Como medir a pressão

Como medir a pressão com aparelho digital de pulso?

18/10/2023

Navegue pelo texto

Como medir a pressão com aparelho digital de pulso? Veja dicas e orientações sobre o aparelho e saiba tudo sobre pressão alta, como prevenir e tratar!

Como medir a pressão com aparelho digital de pulso? Neste artigo, apresentamos um completo guia sobre este processo, com dicas e orientações sobre o manuseio do seu aparelho de pressão digital.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a hipertensão ou pressão alta afeta um em cada cinco adultos em todo o mundo. Ela é a causa de metade de todas as mortes relacionadas a derrame e doenças cardíacas. 

Muitas pessoas desconhecem sua condição cardíaca até que um evento como um ataque cardíaco ocorra. 

O monitoramento da pressão arterial em casa é uma ótima maneira de garantir a detecção de sinais precoces de doenças cardíacas. Além disso, serve como ferramenta para manter-se atualizado sobre as condições existentes.

Medir sua pressão arterial em casa é uma boa maneira de participar do gerenciamento de sua saúde. Por isso, confira o nosso guia sobre o como medir a pressão com aparelho digital de pulso.

Como medir a pressão no pulso com o aparelho digital?

Existem muitas razões pelas quais você pode precisar monitorar regularmente sua pressão arterial. 

Um monitor de pressão arterial de pulso é uma boa opção se você não puder usar um manguito comum ou se desejar um monitor portátil e conveniente.

No entanto, esses monitores medem sua pressão arterial em um local diferente, o que significa que você deve ter atenção ao modo como avalia sua leitura com precisão.

Para medir a pressão no pulso com aparelho digital, siga os seguintes passos:

  • Sente-se imóvel por 5 minutos em uma posição confortável;
  • Antes de iniciar a leitura, faça um breve período de descanso; 
  • Sente-se em uma cadeira confortável que apoie suas costas;
  • Afaste qualquer tecido do pulso. É melhor fazer uma leitura sobre a pele;
  • Coloque o manguito com força, com a tela na parte interna do pulso;
  • Enrole o manguito em volta do seu pulso, prendendo-o com o velcro; 
  • Você só poderá colocar um único dedo embaixo do manguito.

Obs.: A tela precisa estar no seu braço interno, pois seu pulso é mais forte lá. O monitor possui um sensor atrás da tela que faz a leitura registrando seu pulso.

  • Coloque o manguito corretamente no pulso para obter uma leitura mais precisa;
  • Arrume o braço para que fique alinhado com o coração e ligue o monitor para fazer uma leitura;
  • Aperte o botão start ou iniciar e o processo de leitura da pressão arterial;
  • Não se mova enquanto o manguito infla e esvazia, lendo sua pressão arterial;
  • Anote os resultados em um papel para o seu controle.

Cuidados adicionais com o medidor de pressão de pulso digital

Os monitores de pressão arterial de pulso são extremamente sensíveis à posição do corpo. 

Para obter uma leitura precisa ao medir sua pressão arterial com um monitor de pulso, seu braço e pulso devem estar no nível do coração. 

Mesmo assim, as medições da pressão arterial realizadas no pulso são geralmente mais altas e menos precisas do que as realizadas na parte superior do braço. 

Isso ocorre porque as artérias do punho são mais estreitas e não tão profundas sob a pele quanto as do braço.

É comum que as leituras de pressão arterial realizadas em casa em qualquer tipo de monitor sejam diferentes daquelas realizadas no consultório do seu médico. 

Se você possui um monitor de pressão arterial de pulso, é uma boa ideia levar o monitor a uma consulta médica. 

Seu médico pode verificar sua pressão arterial com um monitor padrão de braço e um monitor de pulso, no mesmo braço, para verificar a precisão do monitor de pressão arterial de pulso. Certifique-se também de usar um dispositivo calibrado.

Quais os sinais e sintomas da pressão alta?

A hipertensão é geralmente uma condição silenciosa. Muitas pessoas não sentirão nenhum sintoma. 

Pode levar anos ou mesmo décadas para que a condição atinja níveis graves o suficiente para que os sintomas se tornem evidentes. Mesmo assim, esses sintomas podem ser atribuídos a outros problemas.

Os sintomas de hipertensão grave podem incluir:

  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Hemorragias nasais;
  • Rubor;
  • Tontura;
  • Dor no peito;
  • Mudanças visuais;
  • Sangue na urina.

Estes sintomas requerem atenção médica imediata. Eles não ocorrem em todas as pessoas com hipertensão, mas esperar pelo aparecimento de um sintoma dessa condição pode ser fatal.

A melhor maneira de saber se você tem hipertensão é fazendo leituras regulares da pressão arterial. A maioria dos consultórios médicos mede a pressão arterial em cada consulta.

Se você faz apenas um exame físico anual, converse com seu médico sobre seus riscos de hipertensão e outras leituras que você possa precisar para ajudá-lo a controlar sua pressão arterial.

Por exemplo, se você tem histórico familiar de doença cardíaca ou tem fatores de risco para desenvolver a doença, seu médico pode recomendar que você verifique sua pressão arterial duas vezes por ano. Isso ajuda você e seu médico a ficar por dentro de quaisquer possíveis problemas antes que se tornem problemáticos.

Quais os riscos da pressão alta?

Como a hipertensão costuma ser uma condição silenciosa, ela pode causar danos ao corpo por anos antes que os sintomas se tornem evidentes. Se a hipertensão não for tratada, você pode enfrentar complicações sérias, até fatais.

As complicações da hipertensão incluem as seguintes:

Artérias danificadas

Artérias saudáveis ​​são flexíveis e fortes. O sangue flui livremente e sem obstruções através de artérias e vasos saudáveis.

A hipertensão torna as artérias mais resistentes, rígidas e menos elásticas. Esse dano torna mais fácil o depósito de gorduras alimentares nas artérias e restringe o fluxo sanguíneo. 

Esse dano pode levar ao aumento da pressão arterial, bloqueios e, eventualmente, ataque cardíaco e derrame.

Coração danificado

A hipertensão faz seu coração trabalhar muito. O aumento da pressão nos vasos sanguíneos força os músculos do coração a bombear com mais frequência e com mais força do que um coração saudável deveria.

Isso pode causar um coração dilatado. Um coração dilatado aumenta o risco de:

  • Insuficiência cardíaca;
  • Arritmias;
  • Morte cardíaca súbita;
  • Ataque cardíaco.

Cérebro danificado

Seu cérebro depende de um suprimento saudável de sangue rico em oxigênio para funcionar adequadamente. A pressão alta pode reduzir o suprimento de sangue do seu cérebro:

  • Os bloqueios temporários do fluxo sanguíneo para o cérebro são chamados de ataques isquêmicos transitórios (AITs);
  • Bloqueios significativos do fluxo sanguíneo fazem com que as células cerebrais morram. Isso é conhecido como derrame.

A hipertensão não controlada também pode afetar sua memória e capacidade de aprender, lembrar, falar e raciocinar. 

O tratamento da hipertensão frequentemente não apaga ou reverte os efeitos da hipertensão não controlada. No entanto, diminui os riscos de problemas futuros.

Como prevenir a pressão alta?

Se você tem fatores de risco para hipertensão, pode tomar medidas agora para reduzir o risco da doença e de suas complicações.

Adicione alimentos saudáveis ​​à sua dieta

Lentamente, comece a comer mais porções de plantas saudáveis ​​para o coração. Procure comer mais de sete porções de frutas e vegetais por dia. 

Em seguida, tente adicionar mais uma porção por dia durante duas semanas. Após essas duas semanas, tente adicionar mais uma porção. A meta é comer dez porções de frutas e vegetais por dia.

Ajuste a forma como você pensa sobre o prato médio

Em vez de carne e três acompanhamentos, crie um prato que use a carne como acompanhamento. Em outras palavras, em vez de comer um bife com salada, coma uma salada maior e cubra com uma porção menor de bife.

Cortar açúcar

Tente diminuir alimentos adoçados com açúcar, incluindo iogurtes aromatizados, cereais e refrigerantes. Os alimentos embalados escondem açúcar desnecessário, portanto, certifique-se de ler os rótulos.

Defina metas de perda de peso

Em vez de uma meta arbitrária de “perder peso”, converse com seu médico sobre um peso saudável para você.

Normalmente, as metas são definidas em ou 2 kgs por semana – o que daria menos de 500 gramas por dia, que podem ser perdidos apenas com alimentação mais saudável.

Monitore sua pressão arterial regularmente

A melhor maneira de prevenir complicações e evitar problemas é contrair a hipertensão precocemente. 

Você pode ir ao consultório do seu médico para fazer uma leitura da pressão arterial ou ele pode pedir que você compre um medidor de pressão arterial e faça as leituras em casa.

Mantenha um registro de suas leituras de pressão arterial e leve-o às suas consultas médicas regulares. Isso pode ajudar seu médico a ver quaisquer problemas possíveis antes que a condição avance.

Como é o tratamento da hipertensão?

Algumas pessoas acham que as mudanças no estilo de vida, por si só, são suficientes para controlar a pressão alta. Mas muitos também tomam medicamentos para tratar sua condição. 

Existem muitos tipos diferentes de medicamentos para a pressão arterial com diferentes modos de ação.

Se um medicamento não baixar sua pressão arterial o suficiente, outro pode resolver o problema. 

Para algumas pessoas, pode ser necessária uma combinação de dois ou mais medicamentos para manter a pressão arterial sob controle.

Tipos de medicamento contra pressão alta

Os medicamentos para hipertensão podem ser divididos nas categorias listadas abaixo, com base em como funcionam. Os medicamentos em cada seção são apenas uma amostra do que está disponível.

Diuréticos

Os diuréticos, às vezes chamados de pílulas de água, ajudam os rins a se livrar do excesso de água e sal (sódio). 

Isso reduz o volume de sangue que precisa passar pelos vasos sanguíneos. Como resultado, a pressão arterial cai.

Existem três tipos principais de diuréticos, definidos pela forma como atuam. Eles incluem:

  • Diuréticos tiazídicos;
  • Diuréticos poupadores de potássio;
  • Diuréticos de alça (bumetanida, furosemida).

Os diuréticos do grupo das tiazidas geralmente têm menos efeitos colaterais do que os outros, principalmente quando tomados em doses baixas comumente usadas no tratamento da hipertensão arterial precoce.

Bloqueadores beta

Os beta-bloqueadores ajudam o coração a bater com menos velocidade e força. O coração bombeia menos sangue através dos vasos sanguíneos a cada batida, de modo que a pressão arterial diminui. Existem muitos medicamentos dentro desta classificação, incluindo:

  • Atenolol;
  • Propranolol;
  • Tartarato de metoprolol;
  • Duccinato de metoprolol; 
  • Carvedilol.

Alfa-beta-bloqueadores

Os bloqueadores alfa-beta têm um efeito combinado. Eles são uma subclasse de beta-bloqueadores que bloqueiam a ligação dos hormônios catecolaminas aos receptores alfa e beta. 

Eles podem diminuir a constrição dos vasos sanguíneos como os bloqueadores alfa-1 e diminuir a taxa e a força do batimento cardíaco como os bloqueadores beta.

Carvedilol e cloridrato de labetalol são bloqueadores alfa-beta comuns.

Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ACE)

Os inibidores da ECA ajudam o corpo a produzir menos um hormônio chamado angiotensina II, que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos. 

Esses medicamentos diminuem a pressão arterial, ajudando a expandir os vasos sanguíneos e permitir que mais sangue passe.

Alguns inibidores da ECA incluem:

  • Cloridrato de benazepril;
  • Captopril;
  • Maleato de enalapril;
  • Fosinopril sódico;
  • Lisinopril.

Bloqueadores do receptor de angiotensina II (ARBs)

Os BRA bloqueiam a ação da angiotensina II diretamente nos vasos sanguíneos. Ele se conecta ao local do receptor nos vasos sanguíneos e os impede de se estreitarem. Isso faz com que a pressão arterial caia.

ARBs incluem:

  • Candesartan;
  • Mesilato de eprosartana;
  • Irbesartan;
  • Losartan potássico;
  • Lelmisartan;
  • Valsartan.

Bloqueadores do canal de cálcio

O movimento do cálcio para dentro e para fora das células musculares é necessário para todas as contrações musculares. 

Os bloqueadores dos canais de cálcio limitam o cálcio de entrar nas células musculares lisas do coração e vasos sanguíneos. 

Isso faz o coração bater com menos força a cada batida e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Como resultado, a pressão arterial diminui.

Exemplos destes medicamentos incluem:

  • Besilato de amlodipina;
  • Felodipino;
  • Diltiazem;
  • Isradipina; 
  • Cloridrato de verapamil.

Vasodilatadores

Os vasodilatadores relaxam os músculos das paredes dos vasos sanguíneos, especialmente as pequenas artérias (arteríolas). Isso alarga os vasos sanguíneos e permite que o sangue flua através deles com mais facilidade. Como resultado, a pressão arterial cai.

O cloridrato de hidralazina e o minoxidil são exemplos destes.

Dicas para controlar a pressão alta

– Emagrecer e controlar o peso

A pressão arterial geralmente aumenta com o aumento do peso. O excesso de peso também pode causar distúrbios respiratórios durante o sono, como a apneia do sono, o que aumenta ainda mais a pressão arterial.

A perda de peso é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para controlar a pressão arterial. 

Perder até mesmo uma pequena quantidade de peso se você estiver com sobrepeso ou obeso pode ajudar a reduzir sua pressão arterial. 

Em geral, você pode reduzir sua pressão arterial em cerca de 1 milímetro de mercúrio (mm Hg) a cada quilograma de peso que perde.

Além de perder peso, geralmente você também deve ficar de olho em sua cintura. Carregar muito peso em volta da cintura pode aumentar o risco de hipertensão.

Em geral:

  • Os homens correm risco se a medida da cintura for superior a 102 centímetros;
  • As mulheres correm risco se a medida de sua cintura for maior que 35 polegadas (89 centímetros).

Esses números variam entre os grupos étnicos. Pergunte ao seu médico sobre uma medida de cintura saudável para você.

Reduzir o consumo de sal

Mesmo uma pequena redução no sódio na dieta pode melhorar a saúde do coração e reduzir a pressão arterial em cerca de 5 a 6 mm Hg se você tiver pressão alta.

O efeito da ingestão de sódio na pressão arterial varia entre os grupos de pessoas. Em geral, limite o sódio a 2.300 miligramas (mg) por dia ou menos. 

No entanto, uma ingestão menor de sódio – 1.500 mg por dia ou menos – é ideal para a maioria dos adultos.

Para diminuir o sódio em sua dieta, considere estas dicas:

  • Leia os rótulos dos alimentos. Se possível, escolha alternativas com baixo teor de sódio dos alimentos e bebidas que você normalmente compra;
  • Coma menos alimentos processados. Apenas uma pequena quantidade de sódio ocorre naturalmente nos alimentos. A maior parte do sódio é adicionada durante o processamento;
  • Não adicione sal. Apenas 1 colher de chá rasa de sal contém 2.300 mg de sódio. Use ervas ou especiarias para adicionar sabor à sua comida;
  • Faça isso com facilidade. Se você acha que não pode reduzir drasticamente o sódio em sua dieta repentinamente, diminua gradualmente. Seu paladar se ajustará com o tempo.

Praticar atividades físicas

A atividade física regular – como 150 minutos por semana, ou cerca de 30 minutos na maioria dos dias da semana – pode baixar sua pressão arterial em cerca de 5 a 8 mm Hg se você tiver pressão alta. 

É importante ser persistente porque, se você parar de se exercitar, sua pressão arterial poderá subir novamente.

Se você tem pressão arterial elevada, os exercícios podem ajudá-lo a evitar o desenvolvimento de hipertensão. Se você já tem hipertensão, a atividade física regular pode reduzir sua pressão arterial a níveis mais seguros.

Alguns exemplos de exercícios aeróbicos que você pode tentar para baixar a pressão arterial incluem caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar ou dançar.

Investir em alimentos ricos em potássio e magnésio

Fazer uma dieta rica em grãos inteiros, frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura e reduzir a gordura saturada e o colesterol pode reduzir a pressão arterial em até 11 mm Hg, se você tiver pressão alta.

Não é fácil mudar seus hábitos alimentares, mas com estas dicas você pode adotar uma alimentação saudável:

  • Mantenha um diário alimentar. Anotar o que você come, mesmo que por apenas uma semana, pode lançar uma luz surpreendente sobre seus verdadeiros hábitos alimentares. Monitore o que você come, quanto, quando e o por quê;
  • Considere aumentar o potássio. O potássio pode diminuir os efeitos do sódio na pressão arterial. A melhor fonte de potássio são os alimentos, como frutas e vegetais, ao invés de suplementos. Converse com seu médico sobre o nível de potássio que é melhor para você;
  • Seja um comprador inteligente. Leia os rótulos dos alimentos quando fizer compras e siga seu plano de alimentação saudável também quando for jantar fora.

Ficar longe do cigarro

Cada cigarro que você fuma aumenta sua pressão arterial por muitos minutos após terminar. Parar de fumar ajuda a normalizar a pressão arterial. 

Parar de fumar pode reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar sua saúde geral. Pessoas que param de fumar podem viver mais do que pessoas que nunca pararam de fumar.

Ter um sono de qualidade

Ter um sono de qualidade é importante para controlar os níveis de hormônios do estresse que circulam no nosso corpo, que também não responsáveis por aumentar a pressão arterial. 

Fazer acompanhamento médico

Visitas regulares ao médico também são fundamentais para controlar a pressão arterial. Se sua pressão arterial estiver bem controlada, verifique com seu médico sobre a frequência com que você precisa verificá-la. 

Seu médico pode sugerir verificá-lo diariamente ou com menos frequência. 

Se você estiver fazendo alterações em seus medicamentos ou outros tratamentos, seu médico pode recomendar que você verifique sua pressão arterial começando duas semanas após as mudanças de tratamento e uma semana antes de sua próxima consulta.

Por que é importante medir a pressão arterial?

A pressão alta é um dos problemas de saúde mais comuns do mundo.  A pressão arterial consistentemente alta é um sinal de doença cardíaca e pode levar a danos nos órgãos.

Além disso, pode causar ataque cardíaco, dificuldade em respirar, derrame, dor no peito, dor de cabeça, fadiga, doenças cardíacas mais graves e até morte. 

Assim, ter uma leitura precisa da pressão arterial é uma medida importante da saúde e pode ajudar as pessoas com pressão alta a entender sua condição.

pressão arterial normal têm um valor de 120 (ou menos, na fase sistólica) ou acima de 80 (ou menos) diastólica. A pressão arterial elevada é definida como 120-129 sistólica acima de 80. 

Aqueles com pressão arterial elevada geralmente conseguem voltar aos limites normais facilmente com algumas mudanças no estilo de vida.

A pressão arterial alta no estágio 1 (também chamada de hipertensão) começa entre 130-139 sistólica e 80-89 diastólica. Já a pressão sanguínea alta começa em 140 ou mais na pressão sistólica acima de 90 ou mais na diastólica.

medição da pressão arterial

Quais os riscos da pressão alta?

Uma pressão sanguínea saudável é essencial para manter as funções corporais.A pressão alta pode ter um impacto grave nas seguintes partes do corpo:

  • Sistema cardiovascular: a pressão alta pode endurecer as artérias, aumentando o risco de um bloqueio;
  • Coração: um bloqueio, devido ao aumento do nível de hipertensão, pode reduzir o fluxo sanguíneo para o coração, aumentando o risco de angina , insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco;
  • Cérebro: um bloqueio nas artérias pode diminuir ou impedir o fluxo sanguíneo para o cérebro, levando a um derrame;
  • Rins: A pressão alta pode resultar em danos nos rins e em doenças renais crônicas.

Todos esses efeitos podem ser fatais.

Porque é importante medir a pressão regularmente?

Geralmente vemos distúrbios da pressão arterial, nosso coração bate, bombeia sangue através dos vasos sanguíneos (artérias). 

O poder de empurrar o sangue através dos vasos sanguíneos chamados de pressão arterial. 

Quando uma pessoa se diagnostica, é obrigatório medir sua pressão arterial mesmo em febre normal. Um médico sempre vê medir a pressão arterial primeiro. 

Quando uma pessoa tem pressão alta ou baixa, o médico diagnostica de acordo. Além disso:

  • A pressão alta causa muitos tipos de doenças e problemas. Quando o coração bombeia uma pressão muito alta através dos vasos sanguíneos para todos os órgãos, essa pressão alta pode criar problemas;
  • Não é todo órgão do corpo que pode lidar com tanta pressão de sangue. Pode prejudicar ou danificar qualquer órgão do corpo;
  • Quando o sangue empurra em alta velocidade, ele pressiona mais os vasos sanguíneos, tornando-os mais estreitos e mais fracos. A pressão alta também pode atacar o cérebro e diretamente o coração;
  • Geralmente, tem sido observado que a pressão alta pode causar mais um ataque vasto no rim de pacientes diabéticos;
  • A pressão alta afeta o paciente até a morte porque, por um paciente que sofre de pressão alta por um longo tempo, seus vasos sanguíneos ficam cada vez mais fracos. 

Portanto, é muito importante para um paciente medir a pressão sanguínea para curar a tempo.

O que significam os números mostrados no aparelho de pressão digital?

Os seus números de pressão arterial mostram o coração precisa se esforçar para bombear seu sangue enquanto viaja ao redor do seu corpo.

Quando você mede sua pressão sanguínea, está escrito assim: 120 / 80 mmHg, que é dito 120’ acima de 80′. 

O primeiro número é a pressão sistólica, quando o coração empurra o sangue ao redor do corpo. A segunda é a pressão diastólica, quando seu coração relaxa.

A pressão sanguínea geralmente varia entre 90 e 250 para o número superior ou máximo (sistólico) e 60 a 140 para o número inferior ou mínimo (diastólico).

Uma pressão sanguínea saudável é 120/80 ou menos, mas quanto menor a pressão, melhor. 140 / 90 mmHg é o nível usado para diagnosticar pressão alta para todos, independentemente da sua idade.

É importante lembrar que a pressão alta nunca é diagnosticada após apenas uma leitura.

Apenas quando os níveis de pressão arterial são consistentemente iguais ou superiores a 140 / 90mmHg. Se for esse o caso, ele precisará ser abaixado.

Quando é recomendado aferir a pressão sanguínea?

Nossa pressão arterial flutua durante o dia; portanto, quando você começa a rastrear sua pressão arterial, verifique-a em diferentes momentos do dia, cerca de 5-6 vezes. 

Depois de estabelecer uma rotina de verificação da pressão arterial e obter uma melhor compreensão dos números, você pode começar a verificá-la uma ou duas vezes por dia, no mesmo horário todos os dias.

Se já foi determinado que você tem pressão alta, é importante medir sua pressão arterial aproximadamente nos mesmos horários do dia. 

Isso fornecerá leituras consistentes menos afetadas por outros fatores, portanto, mostrará como sua medicação e dosagem estão funcionando. 

Adquirir o hábito de verificar sua pressão arterial pela manhã e novamente antes de dormir é geralmente a melhor prática. 

Para a leitura da manhã, não tome imediatamente quando acordar; no entanto, você deve medir antes do café da manhã ou do café da manhã.

Se estiver tomando medicamentos para pressão alta, suas medições da pressão arterial devem coincidir com as suas doses. 

O melhor momento para verificar é antes de tomar seu medicamento. É nesse ponto que o nível de medicação no seu corpo será mais baixo. 

Isso é conhecido como um valor mínimo. Medir sua pressão arterial antes de tomar a próxima dose demonstrará quão bem o medicamento está funcionando.

Quando aferir a pressão sanguíneaO melhor momento para verificar é antes de tomar seu medicamento.

Qual é melhor: o aparelho digital ou o analógico?

Embora os manômetros analógicos e digitais cumpram as mesmas funções, eles usam tecnologias muito diferentes e se destacam em diferentes aplicações.

Além disso, existem algumas características distintas dos manômetros digitais que realmente os destacam em relação à tecnologia analógica padrão da era industrial.

Manômetros analógicos

Às vezes chamados de manômetros, os manômetros analógicos têm uma agulha que responde diretamente às alterações.

Elas apontam para números em uma escala correspondente à pressão detectada pelo elemento de medição. O movimento da agulha se traduz em variações de temperatura ou fluxo, que são facilmente percebidas e monitoradas.

Prós: Os manômetros analógicos são baratos e fáceis de usar e, como são feitos de peças mecânicas, não precisam de uma fonte de energia.

Contras: Os medidores analógicos são puramente mecânicos. Eles são feitos de pequenas engrenagens e peças móveis, portanto, são muito mais propensos a sofrer danos causados ​​por condições típicas no campo ou no laboratório. 

Como resultado, os manômetros analógicos são especialmente propensos a vibrações mecânicas.

Através de aplicações com pulsação de pressão constante, as partes móveis dos manômetros analógicos podem se desgastar rapidamente.

Isso pode levar à leituras imprecisas e condições de trabalho potencialmente inseguras. Eles são suscetíveis à sobrepressão, temperaturas extremas, corrosão, entupimento, vibração e vapor, portanto, exigem recalibração constante. 

A calibração analógica requer desmontagem e manipulação dos parafusos de ajuste, o que pode levar a erros do usuário.

Manômetros digitais

Os manômetros digitais usam transdutores de pressão para exibir leituras de pressão em um indicador digital. 

Eles fornecem resultados rápidos com legibilidade clara, com base nas configurações inseridas pelo usuário antes de realizar a medição. 

Os medidores digitais têm desempenho confiável e fornecem leituras consistentes, e geralmente são alimentados por bateria, loop ou energia solar.

Os prós dos aparelhos digitais de pulso

Existem várias características principais que dão aos medidores digitais, uma vantagem sobre seus equivalentes analógicos:

Durabilidade

Os manômetros digitais são capazes de funcionar sem falhas em temperaturas extremas, condições perigosas e áreas sujeitas a fortes vibrações mecânicas. 

Projetados para resistir a abusos e rachaduras, normalmente são feitos de alumínio ou aço inoxidável com faces de plástico grossas e resistentes a trincas para protegê-los de choques, quedas, detritos voadores e produtos químicos perigosos. 

Como resultado, eles são muito mais duráveis ​​e resistentes a picos de vibração e sobrepressão do que os medidores analógicos.

Calibração

Um manômetro digital calibrado permanece calibrado com muito mais confiabilidade do que um manômetro com saída analógica. 

A calibração digital é feita usando software, por isso é muito mais preciso.

Opções de personalização

Os manômetros digitais podem ser personalizados para se adequar à sua aplicação – você pode adicionar e remover recursos e alterar as unidades de engenharia. 

Alguns medidores digitais têm a capacidade de criar unidades personalizadas que permitem que a pressão seja exibida em unidades de torque ou força ou quando um aplicativo personalizado exige. 

Isso é quase impossível com medidores analógicos – o mostrador inteiro teria que ser alterado para trocar de unidade. 

Muitos medidores digitais também registram automaticamente leituras altas e baixas, para que essas informações críticas possam ser consultadas rapidamente – geralmente com o pressionar de um botão. 

Os medidores analógicos precisam de indicadores de seguidor, que são um pouco complicados de definir e não são muito precisos. 

E uma enorme vantagem do digital está na coleta de dados. Os medidores hidráulicos digitais incluem saídas para enviar resultados para um computador, registrador de dados ou outro instrumento para dados ou análise.

Legibilidade

Os manômetros digitais apresentam uma leitura clara em uma tela grande e fácil de ler. A maioria inclui uma luz de fundo brilhante também. 

A leitura de um medidor analógico sempre requer interpretação da localização da agulha.

Em algumas aplicações, nas quais as leituras precisam ser feitas à distância, ou várias leituras de pressão precisam ser medidas de uma só vez, o analógico é frequentemente preferido devido à natureza rápida e rápida da visualização da agulha no mostrador. 

Porém, os medidores analógicos geralmente são mal interpretados devido a um erro de paralaxe, em que o mostrador parece estar em posições diferentes com base no ângulo da pessoa que interpreta os dados.

Os contras dos aparelhos digitais de pulso

Lembre-se de que um manômetro digital sempre precisará de uma fonte de energia. Portanto, se seu aplicativo exigir um uso muito pouco frequente de um manômetro, talvez não seja a escolha ideal. 

As baterias não duram para sempre, especialmente quando estão em uma prateleira há meses. 

Também é importante reconhecer que os medidores digitais exigem certificações especiais que são obrigatórias em alguns setores (geralmente quando usados ​​em locais perigosos) e uma prática recomendada em outros. 

Conheça outros aparelhos para medir a pressão

Além dos dois modelos clássicos, mais usados nas casas e hospitais, existem também outros modelos que podem ser utilizados:

1. Aparelho de pressão aneroide

A palavra aneroide significa literalmente “sem água”. Portanto, não deve surpreender que os esfigmomanômetros aneroides mostrem pressão arterial em um mostrador em vez de em uma coluna de mercúrio. 

Devido à falta de mercúrio, os aparelhos de pressão (esfigmomanômetros) aneroides são considerados mais seguros.

No entanto, também podem ser menos precisos e precisam ser calibrados, principalmente se o modelo for barato. 

Disparar um esfigmomanômetro aneróide pode fazer com que os ponteiros do mostrador se movam, resultando em leituras imprecisas da pressão sanguínea.

Já modelos aneroides montados em paredes ou suportes são movidos menos e, portanto, correm menos risco de ruídos.

2. Aparelho de pressão aneroide para crianças

Os aparelhos de pressão aneroides para crianças funcionam exatamente como os aparelhos para os adultos. A diferença principal está na aparência, já que o infantil é bem menor e, muitas vezes, mais colorido

3. Aparelho de pressão de mesa

Os aparelhos de pressão de mesa são aparelhos com braçadeira aneroide e mostrador em tamanho ampliado, com mostrador do tamanho de um aparelho CPAP.

Por esse motivo são chamados de aparelho de pressão de mesa, pois o monitor precisa ser apoiado em um local na mesma altura da braçadeira – e na maioria das vezes, é colocado sobre uma mesa.

O mostrador pode ser digital ou analógico, dependendo do fabricante, sendo o leitor digital melhor para leitura e interpretação.

aparelho de pressão digital de mesaOs aparelhos de pressão de mesa são aparelhos com braçadeira aneroide

Conclusão

A hipertensão é uma condição cardiovascular extremamente comum. No entanto, pode contribuir para uma série de preocupações adicionais com a saúde, como doenças cardíacas nas coronárias, derrame e até morte.

Por isso, é muito importante que você tenha um estilo de vida mais saudável, para contribuir na prevenção da hipertensão e, se você já foi diagnosticado, para controlar a pressão e evitar problemas maiores.

É muito importante que você consulte o seu médico para que ele possa te examinar e identificar quais as formas de controle da pressão arterial são as ideais para você. Desde dietas específicas, exercícios a medicações que possam controlar a sua pressão.

Se você estiver identificado como “em risco”, seu profissional de saúde provavelmente recomendará que você faça um teste automático da pressão arterial em casa. 

Esse auto-teste fornece uma linha de base importante para a pressão arterial, que pode ser usada para determinar se você realmente corre o risco de desenvolver hipertensão ou outras doenças potencialmente desafiadoras.

Fique por dentro das
novidades da Mobimed

Receba as últimas atualizações e novidades da Mobimed diretamente em sua caixa de entrada!