aparelho de pressão digital

Como usar o aparelho de pressão digital corretamente?

24/10/2023

Navegue pelo texto

Como usar o aparelho de pressão digital corretamente? Esta é uma dúvida comum para muitas pessoas que fazem uso deste tipo de aparelho corriqueiramente.

Se você precisa monitorar a sua pressão arterial diariamente, já deve ter percebido que em algumas situações ela pode variar bastante.

Para quem tem problemas cardíacos, o menor esforço já pode alterar a pressão arterial e provocar falsos diagnósticos e tratamentos errados para o real problema.

Por isso, monitorar a pressão arterial com aparelhos digitais é indispensável para quem quer resultados mais precisos. 

Confira o nosso artigo e saiba como medir a sua pressão arterial com aparelho digital corretamente!

O que é o aparelho de pressão digital?

O aparelho de pressão digital nada mais é que uma pulseira com um sistema que permite a leitura da pressão arterial por sensores.

A pulseira é composta por uma pulseira inflável e um sistema automático, que enche a pulseira de ar e esvazia, o suficiente para concluir a leitura.

Existem ainda os aparelhos que possuem uma pequena bomba de ar para insuflar a pulseira até o ponto certo para a leitura da pressão arterial.

Em ambos os modelos, a medição é feita no pulso do paciente, diferentemente do esfigmomanômetro analógico, em que a braçadeira precisa estar um pouco acima dos cotovelos.

Os sensores contidos no aparelho farão a leitura da pressão sanguínea máxima e mínima, que aparecerá na tela do sensor. Alguns aparelhos ainda entregam os resultados da frequência cardíaca junto com o resultado.

Os aparelhos automáticos se esvaziam logo após a leitura da pressão arterial. Já os aparelhos manuais precisarão ser esvaziados após o uso.

Como o aparelho de pressão digital funciona?

O aparelho de pressão funciona, basicamente, interrompendo o fluxo sanguíneo para que seja possível a leitura da pressão diastólica e sistólica do paciente.

Na leitura analógica, feita com esfigmomanômetro e estetoscópio, a leitura é feita através do som. A braçadeira interrompe o fluxo e é chegada a hora de colocar a audição em ação.

À medida que a pressão na braçadeira é liberada, o sangue começa a fluir novamente e o médico pode ouvir o fluxo no estetoscópio. 

O número no qual o sangue começa a fluir (normalmente em 120 mm Hg) é a medida da pressão máxima de saída do coração (leitura sistólica). O médico continua liberando a pressão no manguito e escuta até que não haja som. 

Esse número (normalmente em 80 mm Hg) indica a pressão no sistema quando o coração está relaxado (leitura diastólica).

Já nos leitores digitais, a leitura é feita através de um sensor. A primeira leitura é realizada assim que o fluxo sanguíneo começa a circular novamente.

O segundo valor é medido quando o sensor para de “sentir” esse fluxo, obtendo assim a pressão diastólica e sistólica do paciente.

Como usar o aparelho de pressão digital corretamente para aferir a pressão?

Os aparelhos digitais automáticos precisam de pouco para se obter uma leitura correta. Basta encaixá-lo no pulso ou braço, diretamente sobre a pele, e apertar o botão “start” para começar a leitura.

O apareço irá insuflar sozinho, realizar a leitura e se esvaziar, deixando os resultados exibidos na tela do aparelho.

Como usar o aparelho de pressão manual para aferir a pressão?

Já para verificar a pressão arterial sem o auxílio de um aparelho digital automático, uma pessoa precisará de vários itens médicos. Esses são:

  • Um estetoscópio;
  • Um manguito de pressão arterial com um balão que pode ser espremido;
  • Um monitor aneroide, que possui um mostrador numerado para ler as medições.

Para verificar a pressão sanguínea manualmente, sente-se em uma posição relaxada com o braço em repouso sobre uma mesa. Prenda o manguito no bíceps e aperte o balão para aumentar a pressão.

Observe o monitor aneroide e aumente a pressão para cerca de 30 mm Hg acima da pressão arterial normal ou para 180 mm Hg, se isso não for conhecido. 

Quando o manguito estiver inflado, coloque o estetoscópio logo abaixo da dobra do cotovelo embaixo do manguito.

Esvazie lentamente o balão e ouça através do estetoscópio. Quando as primeiras batidas forem atingidas, anote o número no monitor aneroide. Essa é a pressão sistólica.

Continue ouvindo até que o som constante do batimento cardíaco pare e grave o número no monitor aneroide. Esta é a pressão diastólica. Esses dois números são a leitura da pressão arterial.

Cuidados ao verificar a pressão arterial em casa

Ao verificar a pressão arterial em casa, é importante lembrar:

  • As braçadeiras manuais são fornecidos em tamanhos diferentes, dependendo do tamanho do braço. Usar o tamanho certo garante a leitura mais precisa;
  • O manguito deve sempre estar colocado sobre a pele nua, nunca sobre blusas ou segunda pele;
  • Respire fundo algumas vezes e relaxe por até 5 minutos antes de medir a pressão arterial;
  • Evite falar durante o teste;
  • Coloque os pés no chão e sente-se direito enquanto mede a pressão arterial;
  • Evite verificar a pressão arterial em uma sala fria;
  • Apoie o braço o mais próximo possível do nível do coração;
  • Meça a pressão sanguínea em alguns momentos diferentes durante o dia;
  • Evite fumar, beber e exercitar-se por 30 minutos antes de medir a pressão arterial;
  • Esvazie a bexiga antes de fazer um teste de pressão arterial. Uma bexiga cheia pode fornecer uma leitura incorreta da pressão arterial.

Conheça os números do aparelho de pressão digital

Você sempre se pergunta o que significam os seus números de pressão arterial? Os médicos chamam sistólica (o número superior) e diastólica (o número inferior) pressão arterial.

Quando o coração bate, ele aperta e empurra o sangue através das artérias para o resto do corpo. 

Essa força cria pressão sobre os vasos sanguíneos, e essa é a sua pressão arterial sistólica.

  • Uma pressão sistólica normal é inferior a 120;
  • Uma leitura de 120-129 é elevada;
  • 130-139 é o estágio 1  da pressão alta (também chamada de hipertensão);
  • 140 ou mais é hipertensão estágio 2;
  • 180 ou mais é uma crise hipertensiva.

A leitura diastólica, ou o número inferior, é a pressão nas artérias quando o coração descansa entre os batimentos. 

Este é o momento em que o coração se enche de sangue e recebe oxigênio.

Uma pressão arterial diastólica normal é menor que 80. Mas, mesmo que seu número diastólico seja menor que 80, você pode ter pressão arterial elevada se a leitura sistólica for 120-129.

No monitor do aparelho de pressão digital é comum encontrar as indicações SIS, DIA e PUL. 

O SIS indica a pressão sistólica (menor valor), o DIA indica a pressão diastólica (maior valor) e a indicação PUL indica a pulsação do paciente.

Qual o melhor: aparelho de pressão digital ou analógico?

A verdade é que não existe melhor ou pior entre os aparelhos de pressão digital e analógico.

A única diferença entre eles, está na facilidade de leitura. Os aparelhos digitais oferecem números mais exatos, o que pode ser perdido facilmente na leitura analógica.

Para os profissionais de saúde que precisam de mais agilidade, os aparelhos digitais com bomba manual pode ser considerado “melhor” pela praticidade.

Já os aparelhos de pressão para uso doméstico os automáticos são os “melhores”, já que eles garantem a leitura correta, até para quem nunca aferiu pressão arterial antes.

Em ambos os casos, é necessário seguir as regras básicas para aferir a pressão.

Como calibrar o aparelho de pressão digital?

Por ser mais sensível que os outros aparelhos de pressão, os aparelhos de pressão digitais precisam ser calibrados pelo menos uma vez por mês ou logo após acidentes, como quedas.

Para calibrar o seu aparelho de pressão digital, você deve procurar por profissionais qualificados. Caso contrário, comprometerá todas as próximas leituras de pressão arterial.

A calibragem é feita por meio do monitoramento dos parâmetros, utilizando equipamentos de rastreio aprovados pelo INMETRO.

Clique aqui para saber mais sobre como calibrar o seu aparelho de pressão digital corretamente para obter leituras sempre precisas.

Conclusão

Para quem precisa monitorar a pressão arterial constantemente, ter um aparelho de pressão digital pode ser a solução.

Com um painel que permite uma leitura mais fácil e opções automáticas no mercado, o aparelho de pressão digital pode garantir uma leitura mais precisa, até mesmo para quem não é da área da saúde.

No entanto, como todo aparelho de pressão, o aparelho de pressão digital também possui algumas orientações de uso que devem ser seguidas, para evitar falsos diagnósticos.

  • Aferir a pressão após repouso mínimo;
  • Não utilizar o aparelho por cima da roupa, e;
  • Não manusear o aparelho com o braço de aferição.

Esses são exemplos de alguns cuidados para usar o aparelho de pressão digital corretamente.

Também é importante ficar de olho na rotina de manutenção recomendada pelo fabricante, para que a leitura seja sempre precisa.

Fale com os nossos consultores e saiba mais sobre a rotina de manutenção, calibragem e quais os melhores aparelhos disponíveis no mercado.

Conte com a Mobimed e tenha os melhores aparelhos de pressão digital do mercado!

Fique por dentro das
novidades da Mobimed

Receba as últimas atualizações e novidades da Mobimed diretamente em sua caixa de entrada!